110V ou 220V como descobrir? Método infalível!
Como saber se o aparelho é 110 ou 220V? Nem sempre os aparelhos elétricos tem placas de identificação elétrica, etiqueta de identificação elétrica ou adesivos de identificação elétrica. Isso atrapalha na hora de ligar aparelhos em tomada 110V ou 220V, mas existem macetes que mostramos nesse vídeo do Mundo da Elétrica para saber fazer a identificação da voltagem dos aparelhos elétricos.
Como saber se a tomada é 110 ou 220V? O uso de caneta detectora de tensão, chave detectora de tensão e multímetros auxiliam para saber a voltagem da tomada. Aparelho bivolt como funciona? Os aparelhos bivolt podem ser ligados tanto em tomada 110V, quanto tomada 220V sem o risco de queimar ou apresentar falhas. Aparelhos bivolt como saber? Basta ver a etiqueta de identificação elétrica dos aparelhos.
Leia também
110V ou 220V como descobrir? Método infalível!
Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:
- Como ler as informações elétricas de um aparelho.
- Como identificar a tensão elétrica de um aparelhos elétrico.
- O que são aparelhos bivolt.
Temas abordados:
- Como saber se um aparelho elétrico é 110V ou 220V?
- Se eu ligar um aparelho 220V em uma tomada que fornece apenas 127V, três coisas podem acontecer: Primeiro, o aparelho pode não funcionar. Segundo, o aparelho pode funcionar com uma potência baixa. Terceiro, o aparelho pode não funcionar corretamente.
- Mas e se eu ligar um aparelho 127V em uma tomada que fornece 220V?
- Bom, nestes casos o aparelho pode queimar exatamente quando for ligado, ou pode até funcionar por um curto período, mas certamente vai queimar em seguida.
- Para evitar a queima do seu aparelho é importante saber qual a tensão elétrica que a sua tomada fornece. E também qual é a tensão elétrica que o seu aparelho precisa para funcionar.
- Todo aparelho elétrico tem uma identificação com as suas características elétricas. É nesta identificação que está o valor de tensão de funcionamento do aparelho.
- Também existem diversos aparelhos elétricos bivolt, isso significa que eles podem ser ligados tanto em 127V quanto 220V sem o risco de queimar ou apresentar funcionamento incorreto!
- Como nesse caso basta ligar na tomada que o próprio aparelho se configura para a tensão que a tomada fornece, podemos dizer que este aparelho é um “bivolt automático”.
- É importante saber que existem os aparelhos que tem uma chave seletora, onde é possível trocar a tensão de funcionamento manualmente. Este tipo de aparelho pode ser chamados de “bivolt manual”.
- O primeiro macete é procurar as informações sobre o fabricante e modelo do aparelho, em seguida procurar o manual ou as características técnicas deste aparelho na internet ou no site do fabricante.
- Se não encontrar nenhuma destas informações, a gente tem mais duas opções.
- A primeira é abrir o aparelho e ver se internamente tem alguma informação que mostre qual é a tensão de funcionamento.
- A segunda opção é um teste prático e simples! Basta ligar o aparelho em 127V e analisar o seu funcionamento.
Partes em destaque neste vídeo:
- 00:38 – Existem vários tipos de tomadas inclusive tomadas que pode ter seleção de tensão, que são tomadas bivolt.
- 01:48 – Uma das principais grandezas elétrica é a tensão elétrica que muitos leigos chamam de voltagem.
- 03:05 – O motor elétrico é uma das principais cargas elétricas utilizadas nos aparelhos eletrodomésticos.
Lista de vídeos similares:
TESTE da tomada que NÃO MOLHA!
DETECTOR de tensão! O jeito CERTO de usar!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
GENIAL, puxar tomada sem QUEBRAR PAREDE – Fita condutora de energia – ELETROFITA
SEM espaço no QDC, o que fazer?
A TOMADA MAIS SEGURA que você já viu!
TOMADA DUPLA, projeto elétrico na prática
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.