CONTA DE LUZ, aquilo que não te contaram!
Conta de luz muito alta é um grande susto para os consumidores de energia elétrica, a conta de luz cara aumenta as despesas da casa! Mas, o que é cobrado na conta de luz, porque vem a conta de luz mais cara? O ICMS para conta de luz é o imposto mais caro da conta de energia elétrica. O aumento da conta de luz ocorre pelo aumento do consumo de energia elétrica ou quando os impostos como ICMS, PIS, PASEP e COFINS aumentam.
O preço mínimo da conta de luz tem a ver com a disponibilidade de energia elétrica contratada junta a concessionarias de energia. As principais contas de luz são a conta de luz CEMIG, conta de luz LIGHT, conta de luz ENEL, conta de luz ELETROPAULO, conta de luz ENERGISA e outras.
Leia também
Para deixar a conta de luz mais barata é preciso economizar energia elétrica dentro das instalações residenciais. Abaixo temos um vídeo do Mundo da Elétrica analisado uma conta de luz para você entender o que é cobrado na conta de luz.
CONTA DE LUZ, aquilo que não te contaram!
Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:
- Como é composto o preço da energia elétrica.
- Porque existe preço diferente de energia elétrica para cada estado.
- Quais os impostos, tributos e encargos setoriais embutidos no preço da energia elétrica.
Temas abordados:
- Qualquer concessionária de energia o método de cobrança das contas é igual, mas tem algumas coisas que vão variar de estado para estado que são os impostos.
- A primeira coisa é entender qual foi o período de apuração da conta e quanto foi gasto de energia.
- Na parte de valores faturados estão algumas informações, observe que a conta apresenta a quantidade de energia faturada em kWh. Logo na frente tem o preço da energia, já com impostos.
- Em seguida vem o valor cobrado pela taxa de iluminação pública, e este valor é bem polêmico, porque é uma arrecadação baseada em lei municipal, ou seja, cada cidade do Brasil pode ter uma lei diferente para esta tarifação.
- A concessionária é a responsável por cobrar isso na conta de energia, e depois repassar o valor para o município.
- Em algumas cidades esse valor é fixo para todos os clientes. Em outras cidades como em Belo Horizonte, esse valor varia de acordo com a quantidade de energia utilizada, ou seja, em BH quem gasta mais paga ainda mais pela taxa de iluminação pública.
- Por último tem os valores das bandeiras tarifárias!
- Os impostos deixam a conta de energia elétrica bem mais cara, e sem dúvidas é o que todo mundo mais reclama!
- Existem 3 impostos que são cobrados na conta de energia. Um imposto é estadual que é o ICMS e dois impostos federais que é o PIS/PASEP e o COFINS.
- O imposto que realmente encarece a conta de energia elétrica é o ICMS, este é um imposto estadual que tem valor diferente em cada estado.
- Entre as décadas de 70 e 90, havia uma única tarifa de energia elétrica em todo o Brasil, ou seja, os consumidores de todos estados pagavam o mesmo valor pela energia consumida.
- Esse valor garantia a remuneração das concessionárias, independentemente da sua eficiência. E as empresas não lucrativas eram mantidas por aquelas que davam lucro e também pelo Governo Federal.
- Em 1995 estabeleceu-se uma tarifa por concessão de território geográfico, onde cada empresa é contratualmente obrigada a fornecer energia elétrica.
Partes em destaque neste vídeo:
- 00:32 – Todos querem uma conta de luz mais barata, basta seguir algumas dicas e economizar.
- 01:49 – Fuga de corrente é um dos princípios do aumento absurdo da conta de luz.
- 03:22 – Quais os principais fatores que aumentam a conta de luz.
Lista de vídeos similares:
CONTA DE LUZ muito ALTA! O que pode ser?
AUMENTO absurdo na CONTA DE LUZ! Fuga de corrente
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Michael Faraday, o cara do ELETROMAGNETISMO
MEDIDOR DE ENERGIA, você confia?
Como TROCAR DISJUNTOR do PADRÃO de entrada?
POSTE, como é trocado?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.