FIO x CABO FLEXÍVEL, teste de curto-circuito. Qual condutor é mais bruto?
A diferença entre fio e cabo elétrico é basicamente como ele é constituído, os principais fios e cabos são o cabo 2,5mm², o cabo 4mm² e o cabo 6mm². O curto circuito no cabo causa aquecimento e possibilidade de incêndio, por isso os cabos são testados para resistir a temperatura correta além da corrente elétrica correta.
Leia também
As principais marcas de cabos elétricos são Pirelli, SIL, MEGATRON, PRYSMIAN, NAMBEI, COBRECOM, ALUBAR entre outros. Fios e cabos barato nem sempre possuem grande qualidade! Abaixo temos um teste de curto circuito do canal Mundo da Elétrica, nos cabos elétricos de 2,5mm² e o fio de 2,5mm², mostrando que eles resistem iguais ao curto circuito.
FIO x CABO FLEXÍVEL, teste de curto-circuito. Qual condutor é mais bruto?
Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:
- Como são testados cabos elétricos.
- Quais as diferenças entre fios rígidos e cabos flexíveis.
- O que a norma NBR5410 fala sobre o assunto.
Temas abordados:
- Os ensaios que são feitos em cabos seguem as normas, ou seja, um cabo ou um fio de 2,5mm² é fabricados e ensaiado para resistir à uma certa corrente elétrica de acordo com várias características.
- A tabela 36 da norma indica capacidades de condução de corrente, em amperes para cabos de acordo com a temperatura ambiente, o método de instalação e o tipo de isolação, em nenhum lugar da tabela existe uma diferenciação entre fio rígido e cabo flexível.
- Independente do condutor ser um cabo flexível ou um fio rígido, o tempo que resistiram ao curto circuito em condições iguais foi muito parecido. Então, por este motivo a norma não faz distinção entre fio e cabo no dimensionamento.
- É fato que durante a passagem de cabos nas tubulações de uma instalação elétrica, o cabo flexível leva um grande vantagem em relação ao fio rígido por ser mais fácil de passar, o que no fim das contas gera bastante economia no tempo de instalação.
Partes em destaque neste vídeo:
- 02:00 – A grande diferença entre os cabos e fios é na facilidade de instalação e no preço, afinal cabos elétricos são mais caros para serem produzidos.
- 03:23 – Para fazer uma medição em um cabo elétrico é preciso saber usar corretamente as pontas de prova de um multímetro.
Lista de vídeos similares:
300A no cabo. FALHA elétrica que QUEIMA o cabo, qual é?
FIO quente GASTA mais? TESTAMOS
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Aterramento para circuito de iluminação
COR de fios e cabos da INSTALAÇÃO ELÉTRICA
ELETROFITA, você usaria depois destes TESTES?
CAPACITOR 2 em 1, como assim? Isso NINGUÉM mostra!
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.