Pergunta DECISIVA! Quantos CIRCUITOS na INSTALAÇÃO?
Como fazer divisão de circuitos? Essa dúvida sobre circuitos elétricos é muito comum, a divisão de circuitos é muito importante seja a divisão de circuitos TUG ou tomadas de uso especial. Em todos os projetos elétricos industriais ou projetos elétricos residenciais devem haver a tabela de divisão de circuitos com a descrição de cada um dos circuitos elétricos.
O projeto define quantos circuitos por quadro e quantos circuitos por eletroduto, por isso é importante entender sobre projetos elétricos e como ler projetos elétricos.
Leia também
Quantos CIRCUITOS na INSTALAÇÃO?
Dentre os objetivos deste vídeo, destacamos:
- Quais são as regras para quantidade de circuitos elétricos na instalação.
- Divisão de circuitos segundo a NBR5410
Temas abordados:
- A norma NBR5410 fala sobre a divisão da instalação, e é nessa parte da norma que é falado sobre os circuitos.
- Eu destaco 3 itens que a norma fala sobre divisão de circuitos
- O primeiro item fala que a instalação deve ser dividida em tantos circuitos quantos forem necessários, devendo cada circuito ser concebido de forma a poder ser seccionado sem risco de realimentação inadvertida através de outro circuito.
- O segundo item diz que os circuitos terminais devem ser individualizados em função dos equipamentos de utilização que alimentam. Em particular, devem ser previstos circuitos terminais distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada.
- E o terceiro item diz que todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, equipamento com corrente nominal superior a 10A deve constituir um circuito independente.
- Como vimos no último item que foi citado, considerando a corrente de 10A para definir um limite para os circuitos, a indicação é que na tensão de 120V, a gente tenha um circuito a cada 1200W de potência. Se nesta instalação houver qualquer aparelho que tenha uma potência maior que 1200W, deve haver um circuito exclusivo para este aparelho.
- O mesmo ocorre na tensão de 220V, porém o limite de potência é diferente, ele passa de 1200W para 2200W.
Partes em destaque neste vídeo:
- 00:18 – Sempre tem muitas dúvidas em elétrica e uma forma de aprendermos é sempre fazendo testes.
- 01:04 – A norma estipula todas as regras para instalações elétricas em baixa tensão.
Lista de vídeos similares:
TOMADA DUPLA, projeto elétrico na prática
110V ou 220V como descobrir? Método infalível!
Sobre o autor
Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.
Veja também
Quantos cabos cabem em um ELETRODUTO?
DISJUNTOR TRAVADO, testamos essa gambiarra.
Como medir POTÊNCIA com MULTÍMETRO.
DEU TRETA! Cabo de NEUTRO PRETO pode?
Aviso legal
Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.